1 de out. de 2007


UMES exige reabertura de património que está em depedração em Icoaraci.

Uma das marcas da união metropolitana dos estudantes secundaristas (UMES) é o estimulo a produção artística e cultural realizada no interior de escolas públicas e municipais .Foi assim com o histórico CPC centro popular de cultura que foi referencia cultural na década de 60.
Esse movimento cultural tem crescido e ganho cada vez mais adeptos e o respeito da comunidade artística .
Em 2008 são diversos os projetos previstos para os estudantes secundaristas da metrópole . Uma dessas iniciativas é a volta dos CPC nos municipios que fazem parte da região metropolitana ,começando por Belém vamos fazer realizaçoes de brigadas secundaristas de teatro,arte e musica ,que irão percorrer toda diversos grêmios da metrópole nossa meta é o tombamento restauração e a reabertura de um petrimônio esquecido pelo governo anterior a tão famosa Casa do Poeta "Antônio Nazaré Tavernard" :
Antônio Nazaré Frazão Tavernard, poeta, contista, cronista e romancista paraense (Vila São João de Pinheiro, atual Icoaraci 1908 – Belém 1936) caracterizou sua obra pelo sofrimento que a doença o causou parte de sua vida. Tanto a morte quanto os sentimentos melancólicos refletiam radicalmente em seus versos. Sua notoriedade foi conquistada graças a publicação de seus trabalhos em jornais de seu tempo.
A poesia de Tavernard passeia por vários movimentos literários – do barroco ao modernismo, passando pelo romantismo e pelo simbolismo. Enfim, um poeta diverso que fez da Amazônia o seu escritório particular. Certa vez escreveu: “Amazônia proteiforme, medonha é um estúdio de assombro singular; nela sente-se, à noite, Deus a trabalhar”. Tavernard tem, ao todo, três livros, dois deles publicados após a sua morte. A narrativa de Antônio Tavernard foi comparada à do poeta, contista, romancista, dramaturgo e ensaísta fluminense Machado de Assis (Rio de Janeiro 1839 - Idem 1908), ao que respondeu com toda a sua modéstia: “com uma diferença: menos talento e mais sofrimento”.
Foi um dos redatores da revista “A Semana” que circulou em Belém na década de 1930. Faleceu vítima da hanseníase, incurável nos tempos do poeta.localizada no segundo distrito de Belém : Icoaraci ou conhecida como vila sorriso , esse espaço vem sido depedrado sem nenhum recurso sem segurança o espaço foi completamente plagiado pelos próprios moradores da área :

Assoalho, te to e até fios de ligação elétrica foram levados pela população

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Escondido pelo mato no quintal a caixa d'água é o local onde diversas pessoas frequentam para usar drogas fazer suas necessidades entre outras coisas,pois é de difícil o acesso da policia a esta parte da casa .

Procuramos respostas sobre a casa com a prefeitura de Belém e a pessoa responsável por patrimónios disse q a responsabilidade estava nas mãos da secretaria executiva de cultura a SECULT .Sobre tentativas de nos comunicarmos com Edilson Moura secretario de cultura ,solicitamos uma audiência com os estudante e personalidades dos movimentos culturais de região em agosto de 2007 e não obtivemos retorno sobre a solicitação
Em 13 de Dezembro em uma audiência publica em Icoaraci tivemos contato com a professora Nazaré do 'O' que disse estar em andamento um projeto em Brasília pelo tombamento e restauração do prédio com ajuda de recursos do governo federal .
Em 2004 criamos o "Movimento Tavernard de cultura " realizando eventos em escolas festivais de músicas para chamar a atenção da sociedade sobre o caso esperamos que nossos órgão "competentes" dêem alguma resposta para a população; em 13 de dezembro de 2007 em uma audiencia puplica em Icoaraci tivemos contato com a professora Nazaré do 'O' que disse estar em andamento um projeto em Brasilia do Iphan e só em fevereiro de 2008 que será dado o ponta pé inicial das obras da casa enquanto isso não vamos ficar esperando e vendo a casa ser destruida e sem segurança vamos pra rua com movimentos culturais e em espaço público juntos com o CUCA da UNE vamos às praças, escolas e universidades , vamos chamar muita atenção para chegarmos em peso ao Forum Social Mundial em 2009 que vai ser em Belém .

Bruno Cristian Souza
Presidente da UMES




bruno_umes@hotmail.com
(091) 3227-3869

Um comentário:

Bru-$creen disse...

idiotalatino.blogspot.com/2007_06_01_archive.html