3 de ago. de 2007

A volta da UMES

UMES -Belém , leva 1.000 ( mil) às ruas e pede o impeachment contra prefeito LADRÃO.

CE. Avertano Rocha em peso !




Após várias denúncias de corrupção na Prefeitura Municipal de Belém divulgados pela imprensa, a UJS realizou na última quinta-feira (22/03) uma passeata em conjunto com a UNE, UBES, UMES, DCE/UEPA, DCE/UVA, DCE/CEFET, Grêmios das Escolas Avertano Rocha, Madalena Haad, estudantes de várias escolas da cidade, além do apoio de diversas outras entidades dos movimentos sociais. Participaram da manifestação cerca de 1.000 estudantes e lideranças estudantis.



A passeata percorreu as principais ruas da cidade pedindo a instalação de uma CPI na Câmara Municipal, que investigue as denúncias divulgadas e clamando pelo impeachment do prefeito Duciomar Costa (PTB), sobre o prefeito já existem denúncias de falsificação de documento e exercício indevido da profissão de médico; desta vez são quase 10 milhões de reais que foram aplicados indevidamente ou pagaram serviços prestados sem licitação e de forma duvidosa. ?São recursos federais que deveriam ser aplicados na saúde, na modernização dos pronto-socorros de Belém e que o prefeito utilizou na compra de carros para a guarda municipal, ainda com suspeitas de irregularidades?, declarou o presidente estadual da UJS, Rodrigo Moraes, aos órgãos de imprensa locais, que cobriram e divulgaram nos diversos meios de comunicação toda a passeata. Esta é apenas a primeira de uma série de manifestações que serão organizadas pela UJS, até que o prefeito todas as acusações contra a administração municipal sejam investigadas e o prefeito seja afastado do cargo. A próxima será na próxima terça-feira, dia 27/03, na Câmara municipal de Belém, onde as entidades irão entregar um documento pressionando pela abertura da CPI e impeachment de Duciomar.















Matéria: Maíra Nogueira Organização UJS/PA
Fotos: Fernanda Monteiro
URL: http://www.ujs.org.br/

1 de ago. de 2007

Lideranças da UMES de Belém

A importancia da UMES para os estudantes.

A UMES sempre teve grande papel no movimento estudantil em Belém. Com a força dos grêmios estudantis, que tiveram participação na reconstrução da UMES, como o “Grêmio do Avertano Rocha e da Escola Paulo Fonteles” se iniciou um grande trabalho em geral pelo fortalecimento do movimento. Os estudantes e os camaradas que tiveram na reconstrução que lutaram por vários objetivos, deixaram a continuação de um trabalho brilhante e de incentivo por uma educação mais digna!Como ex-presidente de reconstrução da UMES, desejo aos novos dirigentes uma gestão de muitas lutas, seguidas de vitórias!!!




------------------------------------------------------------------------------------------------


"Toda noite tem estrelas; raios, toda escuridão Moços -creiamos-, não tarda a aurora da redenção"
(Castro Alves)
Paulo Fonteles iniciou sua militância em 1987, na União da Juventude Socialista (UJS), participando da organização do Grêmio Estudantil do Núcleo Pedagógico Integrado (NPI). Naquele ano, em 11 de junho, dia em que seu pai, o ex-deputado Paulo Fonteles, foi assassinado, ingressou no Partido Comunista do Brasil (PC do B). Ainda como secundarista participou do Grêmio Estudantil do Colégio Deodoro de Mendonça.





À época da histórica conquista da meia-passagem pelos estudantes, Fonteles era 1º secretário da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (Umes).Na Universidade Federal do Pará (UFPA), a partir de 1993, no curso de Filosofia, tornou-se um dos mais ativos participantes do movimento estudantil universitário. Continuou essa atividade no Rio de Janeiro, em 1994, e, de volta ao Pará, em 1996, dedicou-se a uma intensa pesquisa sobre a Guerrilha do Araguaia, procurando elucidar os acontecimentos dos "anos de chumbo".É um dos fundadores do Movimento de Luta pela Terra (MLT). Em 1999 foi eleito presidente da UJS e em 2000 chegou à direção nacional da entidade.
ATUAÇÃO PARLAMENTAR:


Eleito vereador de Belém com 5.806 votos, em 2000, Paulo Fonteles tem como uma de suas bandeiras "o fim do governo desastrado de FHC". São muitas as críticas deste vereador ao atual presidente da República. Ele entende que Fernando Henrique Cardoso contribui para estimular a especulação financeira no país; sacrifica a população, quando envia ao Fundo Monetário Internacional (FMI) o produto do trabalho do povo brasileiro; estimula e aplica o processo de entrega de nossas riquezas ao capital privado nacional e internacional, ao mesmo tempo em que engana o povo sob as promessas de melhorar as condições de vida da imensa população que vive abaixo da linha da miséria e de tornar o país mais competitivo.Como objetivo político estratégico Paulo Fonteles luta pela construção de uma sociedade justa e igualitária, representada na idéia do socialismo sem antagonismos de classes sociais.
Por isso, seu mandato tem se pautado na elaboração de projetos e requerimentos que visem minorar a situação de abandono do povo. Sua maior atuação desenvolve-se nos meios secundaristas e universitários, nas comunidades carentes e nos sindicatos de classes.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CÁSSIO COELHO ANDRADE
Vida profissional e política
A política e as lutas populares sempre foram realidades na vida de Cássio Andrade. Filho de Ademir Andrade, deputado estadual, federal e senador continuamente incluído em listas de extermínio por sua atuação em favor de bandeiras sociais como o direito à terra, Cássio tomou gosto bem cedo pelas causas socialistas, passando a atuar na política estudantil.
Filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), atuou em movimentos como as manifestações em favor da concessão de meia-passagem intermunicipal para estudantes e a reestruturação da União Municipal de Estudantes Secundaristas (UMES).
Exerce, atualmente, pela segunda vez, a presidência regional da Juventude Socialista Brasileira (JSB) e é membro Executivo da JSB Nacional, além de também participar da Executiva Nacional do PSB.
Atuação Parlamentar
Vereador Eleito vereador de Belém pelo PSB em 2004, Cássio Andrade exerceu seu mandato em frentes como legislação, fiscalização do Executivo e atuação em comunidades carentes.Conhecendo amplamente os problemas de Belém, Cássio realizou um sonho antigo, com a colaboração da Juventude Socialista (JSB), e fundou uma Ação Social destinada a atender necessidades básicas de saúde, assessoria jurídica e cidadania, com atuação direta nos bairros da Pratinha, Tapanã, Bengui, Guamá, Canudos e Terra Firme.
Deputado
O mais jovem deputado estadual do Pará é líder da bancada socialista.
Eleito em 2006, Cássio vem atuando com mais vigor em questões de segurança, meio ambiente e saúde pública. A seu pedido, a Assembléia Legislativa criou a Comissão Temporária de Mudanças Climáticas e recebeu em Belém, em maio, a Comissão Especial Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional.

Nossas vitórias




Meia passagem intermunicipal é aprovada em 1° turno





Em 31 de maio de 2005Foi aprovado hoje (31) pela Assembléia Legislativa, em 1° turno de votação, o Projeto de Emenda Constitucional (PEC 01/03) da deputada Sandra Batista (PC do B), que institui a meia-passagem intermunicipal no Pará. Trinta e três deputados presentes na sessão votaram favoravelmente à matéria, que precisava de, no mínimo, 25 votos favoráveis (quorum qualificado), por se tratar de emenda. A votação só aconteceu graças a uma articulação junto aos deputados, da qual participaram diretamente a deputada e lideranças do movimento.
Antes da votação, Sandra Batista usou a tribuna para dizer que “esse direito que os estudantes estão prestes a conquistar será um incentivo para que continuem seus estudos”. A deputada mostrou um abaixo assinado, com mais de mil assinaturas recolhidas pelas mais diversas entidades estudantis do Estado, que se encontra anexo ao projeto.
Ainda da tribuna, Sandra Batista lembrou que os programas de interiorização da Universidade Estadual do Pará (Uepa) e da Universidade Federal do Pará (UFPA) não chegam a todos os municípios e que as escolas de excelência, como a Agrotécnica de Castanhal, recebem estudantes de várias regiões do Pará.
Por se tratar de emenda constitucional, o projeto deve passar por dois turnos de votação em plenário. O 2° turno deverá acontecer na próxima semana e, se aprovada, já será considerada lei, não sendo necessária a sanção pelo governador Simão Jatene. Posteriormente, explica Sandra Batista, será necessário criar a regulamentação que detalhará a forma como o benefício será utilizado pelos estudantes paraenses.
Estiveram presentes na votação do projeto o diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE), Rodrigo Moraes, o diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Rodrigo Melo, e o diretor da UMES/Belém, Marinelson Lima. As lideranças estudantis parabenizaram os deputados presentes no plenário por terem entendido a importância da aprovação da PEC e agradeceram o voto favorável, pedindo que repitam o mesmo voto no 2° turno

30 de jul. de 2007

UMES e o conbate a violência nas escolas!


Pedagoga e mãe de alunos informa, escandalizada, que bandidos disfarçados de alunos aterrorizam crianças, professores e moradores dos bairros de Canudos e Terra Firme. Adolescentes entre 14 e 18 anos usam a Escola Acácio Felício Sobral, na rua Juvenal Cordeiro, para beber, fumar maconha e cheirar cola. Até fotos fazendo pose com armas, eles já tiraram na quadra da escola.
PRESIDENTE DA UMES EM 2007
Um sábado movimentado para o movimento estudantil secundarista da região metropolitana de Belém. Em uma tarde de debates, mostras de vídeos e muita política, mais de 100 jovens se reuniram para eleger a nova diretoria da UMES de Belém, que conduzirá a histórica entidade pelo período de um ano, com muitas tarefas e o grande desafio de continuar um trabalho de fortalecimento do M.E. secundarista, juntamente com a entidade estadual (UECSP) e a UBES, também dirigidas pela UJS. A chapa “Quero Botar Meu Bloco Na Rua”, foi a única inscrita, eleita por aclamação, e conta com 12 membros. Outras forças políticas também vão compor a nova diretoria, entre eles PPS e PMDB, aliados da UJS, e com grande inserção entre os jovens secundaristas. O novo presidente é Bruno Cristian, militante e presidente de um dos mais fortes núcleos da UJS, em Belém, o Núcleo do Distrito de Icoaraci. Nos últimos anos, desde a sua reconstrução em 2004, a União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Belém travou batalhas e conquistou espaço no cenário, não apenas do movimento estudantil da grande Belém, mas na sociedade civil como um todo. Tem assento no Conselho Municipal de transportes, defendendo sempre o interesse dos estudantes e da população como um todo; participa, juntamente com a UNE e a UBES das negociações de reajuste de mensalidades escolares, uma conquista valiosa da UJS para os estudantes paraenses; teve papel fundamental na aprovação, em primeiro turno, do projeto de Lei da Meia-Passagem Intermunicipal (de autoria da Deputada Estadual Sandra Batista – PCdoB/PA); entre outras lutas travadas pelos estudantes e pela juventude. A nova diretoria da UMES de Belém certamente vai estar presente, reforçando a bancada secundarista, na 5ª bienal de arte ciências e cultura da UNE