1 de ago. de 2007

Lideranças da UMES de Belém

A importancia da UMES para os estudantes.

A UMES sempre teve grande papel no movimento estudantil em Belém. Com a força dos grêmios estudantis, que tiveram participação na reconstrução da UMES, como o “Grêmio do Avertano Rocha e da Escola Paulo Fonteles” se iniciou um grande trabalho em geral pelo fortalecimento do movimento. Os estudantes e os camaradas que tiveram na reconstrução que lutaram por vários objetivos, deixaram a continuação de um trabalho brilhante e de incentivo por uma educação mais digna!Como ex-presidente de reconstrução da UMES, desejo aos novos dirigentes uma gestão de muitas lutas, seguidas de vitórias!!!




------------------------------------------------------------------------------------------------


"Toda noite tem estrelas; raios, toda escuridão Moços -creiamos-, não tarda a aurora da redenção"
(Castro Alves)
Paulo Fonteles iniciou sua militância em 1987, na União da Juventude Socialista (UJS), participando da organização do Grêmio Estudantil do Núcleo Pedagógico Integrado (NPI). Naquele ano, em 11 de junho, dia em que seu pai, o ex-deputado Paulo Fonteles, foi assassinado, ingressou no Partido Comunista do Brasil (PC do B). Ainda como secundarista participou do Grêmio Estudantil do Colégio Deodoro de Mendonça.





À época da histórica conquista da meia-passagem pelos estudantes, Fonteles era 1º secretário da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (Umes).Na Universidade Federal do Pará (UFPA), a partir de 1993, no curso de Filosofia, tornou-se um dos mais ativos participantes do movimento estudantil universitário. Continuou essa atividade no Rio de Janeiro, em 1994, e, de volta ao Pará, em 1996, dedicou-se a uma intensa pesquisa sobre a Guerrilha do Araguaia, procurando elucidar os acontecimentos dos "anos de chumbo".É um dos fundadores do Movimento de Luta pela Terra (MLT). Em 1999 foi eleito presidente da UJS e em 2000 chegou à direção nacional da entidade.
ATUAÇÃO PARLAMENTAR:


Eleito vereador de Belém com 5.806 votos, em 2000, Paulo Fonteles tem como uma de suas bandeiras "o fim do governo desastrado de FHC". São muitas as críticas deste vereador ao atual presidente da República. Ele entende que Fernando Henrique Cardoso contribui para estimular a especulação financeira no país; sacrifica a população, quando envia ao Fundo Monetário Internacional (FMI) o produto do trabalho do povo brasileiro; estimula e aplica o processo de entrega de nossas riquezas ao capital privado nacional e internacional, ao mesmo tempo em que engana o povo sob as promessas de melhorar as condições de vida da imensa população que vive abaixo da linha da miséria e de tornar o país mais competitivo.Como objetivo político estratégico Paulo Fonteles luta pela construção de uma sociedade justa e igualitária, representada na idéia do socialismo sem antagonismos de classes sociais.
Por isso, seu mandato tem se pautado na elaboração de projetos e requerimentos que visem minorar a situação de abandono do povo. Sua maior atuação desenvolve-se nos meios secundaristas e universitários, nas comunidades carentes e nos sindicatos de classes.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CÁSSIO COELHO ANDRADE
Vida profissional e política
A política e as lutas populares sempre foram realidades na vida de Cássio Andrade. Filho de Ademir Andrade, deputado estadual, federal e senador continuamente incluído em listas de extermínio por sua atuação em favor de bandeiras sociais como o direito à terra, Cássio tomou gosto bem cedo pelas causas socialistas, passando a atuar na política estudantil.
Filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), atuou em movimentos como as manifestações em favor da concessão de meia-passagem intermunicipal para estudantes e a reestruturação da União Municipal de Estudantes Secundaristas (UMES).
Exerce, atualmente, pela segunda vez, a presidência regional da Juventude Socialista Brasileira (JSB) e é membro Executivo da JSB Nacional, além de também participar da Executiva Nacional do PSB.
Atuação Parlamentar
Vereador Eleito vereador de Belém pelo PSB em 2004, Cássio Andrade exerceu seu mandato em frentes como legislação, fiscalização do Executivo e atuação em comunidades carentes.Conhecendo amplamente os problemas de Belém, Cássio realizou um sonho antigo, com a colaboração da Juventude Socialista (JSB), e fundou uma Ação Social destinada a atender necessidades básicas de saúde, assessoria jurídica e cidadania, com atuação direta nos bairros da Pratinha, Tapanã, Bengui, Guamá, Canudos e Terra Firme.
Deputado
O mais jovem deputado estadual do Pará é líder da bancada socialista.
Eleito em 2006, Cássio vem atuando com mais vigor em questões de segurança, meio ambiente e saúde pública. A seu pedido, a Assembléia Legislativa criou a Comissão Temporária de Mudanças Climáticas e recebeu em Belém, em maio, a Comissão Especial Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional.

Nenhum comentário: